Governança em empresas familiares

A maior parte das empresas brasileiras são de natureza familiar, no entanto nem 15% delas conseguem entrar no mercado globalizado. Já pensaram que toda essa oportunidade não acontece por conta de fatores como: falta de visão e estratégia, conflitos na família, conflitos de herdeiros, centralização de fundadores, ausência de sucessores, disputas de poder, tabus de família, crenças equivocadas, falta de liderança, etc? Neste eixo de Gestão Familiar, aprendemos a colocar a “mão no vespeiro” com cuidado, método e técnica, e, de fato ajudar as famílias empresárias a organizarem melhor seu negócio e pensarem em como viver em harmonia.

Estratégia de família

Nem sempre as empresas familiares levam em consideração que antes do negócio veio a instituição familiar. E neste processo não se dão conta que não basta ter uma estratégia de negócio, se as próprios donos não pensam em sua estratégia como família. Quando isso acontece, o risco é cada um puxar a “brasa pro seu assado”. Consequência? A empresa, família e sociedade só perdem com isso. Se você é proprietário ou herdeiro , pense nisso! Ajudamos famílias a pensarem, conversar a respeito de sua história, e revisitar sua trajetória para fortalecer os valores que serão o alicerce para suas vidas e seus negócios.

Sucessão e profissionalização

Não há evolução que não passe pela decisão da sucessão e/ou profissionalização, até mesmo ambas. Um tema que muitos fundadores procrastinam porque revelam escolhas familiares. Mas se as escolhas são inevitáveis, nós podemos te apoiar a tomar estas decisões de forma mais assertiva e ajudar a preparar sucessores com critério. Bora conversar sobre isso.

Governança corporativa

Para que as coisas não fiquem misturadas, é muito importante que tenha o mínimo de organização nas áreas familiares, empresariais, societárias, e inclusive, que existam regras combinadas e cumpridas. Quando não há clareza e ordem, ninguém consegue sair do lugar. Nós ajudamos a colocar os “pingos nos is”, esclarecendo, definindo posições e papéis nos negócios, mostrando clareza para a família. Com isso, construímos um sistema de governança adequado ao passo de cada empresa.

Resolução e mediação de conflitos familiares

Organizar uma empresa familiar e colocar os “pingos nos is” pressupõe também lidar com alguns assuntos difíceis e conflitos emergentes das decisões de família e do negócio, em todos os níveis. Sabemos o quão complexo é para as famílias terem conversas sobre assuntos difíceis. Mas...conversas difíceis, em nossa experiência, ajudam a melhorar o contexto e, em nome disso, nós mediamos essas conversas difíceis com técnica e tato porque sabemos que no final ajudará em muito em desatar os nós do negócio.

Educação e desenvolvimento da família

Ta aí um tema que as famílias negligenciam. Não pensam que a evolução dos negócios também passa pela forma com que se educam e se desenvolvem como núcleo familiar e também como profissionais para atuarem na empresa. Nós ajudamos a estruturar ações de curto, médio e longo prazo tanto para a educação do grupo familiar quanto para os indivíduos da família separadamente.